Aprovação RVSM / PBN / CAT II (LOA/E.O.) | Desenvolvimento e Gestão de Manuais |
Aprovação RVSM / PBN / CAT II (LOA / E.O.)
Para a realização de operações especiais, os requisitos nacionais exigem a obtenção de uma autorização operacional emitida pela ANAC. Para operadores comerciais, esta autorização é incluída nas Especificações Operativas (E.O.) da empresa, ao passo que para operadores privados ela consiste em uma carta de autorização (LOA – Letter of Authorization).
Em ambos os casos, para a obtenção desta autorização, não basta que a aeronave seja certificada para a operação em questão – além da capacitação da aeronave, é necessário comprovar à ANAC que o operador está adequadamente preparado para a realização da operação pretendida, cumprindo os requisitos operacionais, de manutenção e de treinamento aplicáveis à operação em questão.
Atualmente, a regulamentação da ANAC prevê a emissão de autorizações para diversos tipos de operações especiais, dentre os quais podemos citar:
- RVSM (Reduced Vertical Separation Minima)
- PBN (Performance Based Navigation) – incluindo os espaços RNAV 10, 5, 2 e 1; RNP 4, 1, RNP APCH, RNP AR APCH e APV/ BARO VNAV
- CAT II
Com a experiência acumulada na condução de processos de emissão e renovação de LOA e de inclusão de operações especiais em E.O. para mais de 500 aeronaves ao longo de mais de 15 anos, a Aerogrips é a empresa melhor preparada para auxiliá-lo a obter as necessárias autorizações da ANAC para as operações especiais que requerem a emissão de uma autorização operacional.
Desenvolvimento e Gestão de Manuais
A equipe de especialistas técnicos da Aerogrips possui vasta experiência na elaboração e desenvolvimento de manuais para as diversas organizações da aviação, tais como operadores privados e comerciais de aeronaves, oficinas de manutenção, empresas de serviços aéreos especializados, escolas de aviação civil e aeródromos.
Além do desenvolvimento de manuais sob demanda pontual, a Aerogrips também oferece a seus clientes um serviço contínuo de gestão de seus manuais, absorvendo a tarefa de manter a documentação atualizada com relação às mudanças regulamentares e da própria realidade da organização.
Seja para padronização e organização dos processos internos de sua empresa, para atendimento aos requisitos das autoridades aeronáuticas e da legislação vigente, ou mesmo para obtenção de certificação de qualidade por padrões internacionais da aviação, a Aerogrips é a escolha certa para auxiliá-lo no desenvolvimento, atualização ou gestão de sua documentação.
Veja a seguir alguns exemplos de manuais desenvolvidos pela Aerogrips:
-
- MGO – Manual Geral de Operações
- MGM – Manual Geral de Manutenção
- PTO – Programas de Treinamento Operacionais (para pilotos e/ou comissários)
- PTM – Programas de Treinamento de Manutenção
- SOP – Manual de Padronização Operacional (Standard Operating Procedures)
- MAP – Manual de Artigos Perigosos
- MOM – Manual da Organização de Manutenção (MOM)
- MCQ – Manual de Controle da Qualidade (MCQ)
- PM – Programas de Manutenção
- MEL – Lista de Equipamentos Mínimos de aeronaves
- MCRM – Manual e Programa de Treinamento em CRM (Crew / Corporate Resource Management)
- MGSO – Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (Manual de SMS)
- PRE – Plano de Resposta a Emergências
- PPSP – Programa de Prevenção do Risco Associado ao Uso Indevido de Substâncias Psicoativas (PPSP)
- PSOA – Programa de Segurança do Operador Aéreo
- PSESCA – Plano de Segurança de Empresa de Serviços Auxiliares ou Concessionários
- Regimentos Internos e Manuais de Cursos para Escolas de Aviação e Centros de Treinamento
- Manual de Operações de Aeródromo
Consulte-nos para outras opções!